2. Instalação¶
Os usuários do Windows ™ podem escolher entre dois métodos de instalação do firmware do Deviation
- Use a ferramenta Deviation Uploader
- Use a ferramenta de atualização USB Walkera DfuSe (somente Windows ™)
Se você não tiver o sistema operacional Windows ™, escolha a primeira opção, a ferramenta Deviation Uploader. É um aplicativo Java projetado pela equipe de desenvolvimento do Deviation para ser eficiente e simples de usar com qualquer rádio Devo e qualquer versão de desvio ou mesmo Deviation, se você desejar reverter para o firmware Walkera original. A ferramenta Walkera usa uma abordagem de duas etapas, na qual você primeiro instala o firmware e, em seguida, a biblioteca do sistema de arquivos. A ferramenta Deviation Uploader faz a mesma coisa em uma etapa simples e conveniente, usando o arquivo de firmware de desvio compactado ZIP como a origem.
A seção: ref: preparation aborda as coisas que você precisa fazer antes de iniciar uma instalação. Em seguida, duas seções de instalação cobrem a instalação real, dependendo de qual ferramenta você está usando. Há seções a seguir que incluem notas específicas para atualizar de ou para várias versões e tipos de construção.
2.1. Preparação¶
Primeiro, certifique-se de que seu Devo esteja totalmente carregado antes de iniciar a instalação. Faça o download do firmware deviation-devoXX-x.y.z.zip de http://deviationtx.com/downloads-new/category/1-deviation-releases, em que XX é o número do seu transmissor Walkera Devo ™. x.y.z identifica o número da versão do Deviation.
NOTA: NÃO tente usar a ferramenta DfuSe da STMicroelectronics!
Você pode fazer o download da ferramenta Walkera em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/0B6SupsT8-3_BYXNQM1dOUlRYcGM
A ferramenta Deviation Uploader pode ser baixada em http://deviationtx.com/downloads-new/category/161-dfu-usb-tool
Se você estiver usando o Windows ™, precisará instalar os drivers USB apropriados. Veja a seção sobre: ref: windows_drivers
Descompacte as ferramentas e instale-as localmente. Se você estiver usando a ferramenta Deviation Uploader, não é necessário descompactar o firmware que você baixou. É recomendado que você teste a ferramenta DFU atualizando primeiro o seu TX para uma versão diferente do firmware do Walkera.
Se você está atualizando de uma versão anterior do Deviation, é altamente recomendável que você faça backup do diretório ‘models’ do transmissor, bem como dos arquivos ‘tx.ini’ e ‘hardware.ini’ para garantir que você não faça o upgrade. perder qualquer configuração de modelo ou transmissor.
2.1.1. Instalação do Driver do Windows¶
A ferramenta Walkera DfuSe e a ferramenta Deviation Uploader usam drivers diferentes. Ambos podem ser instalados pelo Instalador de Deviation USBDrv, disponível em http://www.deviationtx.com/downloads-new/category/161-dfu-usb-tool
Extraia o instalador do USBDrv do Deviation e execute ‘DFU USBDrv Installer-x.y.exe’. Você pode então desinstalar ambos os drivers ou instalar o Driver USB do Deviation para usar com o Deviation Uploader ou o driver Walkera. Instale o driver para a ferramenta Dfu que você planeja usar.
2.2. Instalação DFU Com Walkera DfuSe¶
A instalação do Deviation com a ferramenta Walkera DfuSe é feita exatamente da mesma maneira que a atualização do firmware do Walkera Devention. Observe que o Deviation NÃO substituirá os modelos Walkera armazenados no transmissor. Embora eles não possam ser acessados pelo Deviation, eles serão preservados com segurança, caso o firmware do Walkera precise ser reinstalado
Descompacte o arquivo de firmware que você baixou anteriormente. Ligue o transmissor ao PC via USB e ligue o transmissor enquanto segura ‘EXT’ para entrar no modo de programação. No Devo12, isso é feito segurando o interruptor do instrutor.
Vários usuários relataram problemas de compatibilidade com o Windows ™ e / ou portas USB ao executar esta ferramenta. Se o DfuSe não reconhecer o seu TX, tente remover todos os dispositivos USB e reinicie o seu PC apenas com a conexão USB ao TX. Siga os passos necessários para resolver qualquer problema de conexão.
Se o seu transmissor foi conectado corretamente, ‘STM Device in DFU Mode’ será exibido em ‘Available DFU Devices’. Caso contrário, este campo permanecerá em branco.
- Pressione o botão ‘…’ e selecione o arquivo deviation-devoXX-vx.y.z.dfu para instalar.
- Selecione ‘** Upgrade **’ para instalar o firmware. Isso ficará acinzentado se o seu transmissor não for detectado. ** NÃO use ‘Upload’, pois isso destruirá o arquivo dfu no seu PC. **
- ** Devo12 Only : Selecione a aba ‘Library’, clique em ‘…’ e selecione o arquivo devo12-lib.dfu no arquivo zip. Em seguida, selecione “ Upgrade **” novamente para instalar a biblioteca.
Desligue o transmissor e ligue novamente enquanto segura ‘ENT’. Deve haver um logotipo USB na tela. Se esta for a primeira instalação do Deviation, o PC deverá solicitar a formatação de uma unidade. Formatar usando as opções padrão. Em seguida, atualize o sistema de arquivos via USB.
2.3. Atualizando o sistema de arquivos via USB¶
Abra a pasta que foi extraída do arquivo zip e copie todos os arquivos e diretórios dentro desta pasta para a raiz da unidade USB do transmissor. Para detalhes do sistema de arquivos, por favor veja: ref: usb-file-system. Os arquivos com a extensão ‘zip’ e ‘dfu’ não precisam ser copiados.
Se você estiver atualizando de uma versão mais antiga, não atualize os arquivos ‘tx.ini’ e ‘hardware.ini’ ou o diretório ‘models’. Opcionalmente, copie o diretório ‘models’ para o transmissor, exceto os arquivos de modelo atualmente configurados. Esta última etapa garantirá que os padrões para modelos recém-criados tenham as opções mais recentes definidas. Se o arquivo ‘tx.ini’ for sobrescrito, a calibração do bastão deve ser repetida e todas as configurações devem ser redefinidas.
2.4. Instalação de DFU com Desviation Uploader¶
O ‘Deviation Uploader’ é um arquivo Java (jar). Você pode passar o arquivo jar para o executável Java na linha de comandos ou abrir o arquivo na GUI, utilizando o aplicativo Java para abri-lo. Você precisará instalar o Java em http://www.java.com/, caso ainda não o tenha instalado.
Quando o ‘Deviation Uploader’ estiver aberto, conecte seu transmissor a uma porta USB e, em seguida, ligue-o enquanto pressiona o botão ‘EXT’. No Devo 12, isso é feito segurando o interruptor do instrutor.
Se tudo estiver funcionando corretamente, você deverá ver a mudança do ‘Transmissor’ para o tipo de transmissor conectado. Se mudar para o tipo de transmissor errado, pare agora e procure ajuda nos fóruns. Se isso não mudar, verifique as informações do sistema para ver se o dispositivo está listado. Se aparecer como um dispositivo desconhecido no Windows, verifique a instalação do driver e tente desconectar todos os outros dispositivos USB. Siga os passos necessários para resolver qualquer problema de conexão.
- Pressione o botão ‘…’ e selecione o arquivo zip para o firmware que você irá instalar. Não há necessidade de descompactar o arquivo zip, pois o Deviation Uploader lidará com isso.
- Se esta for uma instalação inicial, todas as caixas ‘Replace’, juntamente com ‘Format’ serão pré-selecionadas.
- Clique na opção ‘Instalar / Atualizar’. A instalação levará alguns minutos, então seja paciente. Uma caixa de diálogo pop-up irá notificá-lo quando a instalação for concluída. Você terminou.
- Desligue o seu transmissor Devo. Quando você ligá-lo novamente, você será saudado pela tela inicial do Deviation.
Para outros transmissores que não o F7 e o F12E, ligue o transmissor enquanto segura ‘ENT’. Deve haver um logotipo USB na tela. Se esta for uma instalação pela primeira vez do Deviation, seu computador poderá solicitar a formatação de uma unidade. Formatar usando as opções padrão.
2.5. Atualizando o sistema de arquivos com o Deviation Uploader¶
Se você seguiu as instruções anteriores para instalar o arquivo ZIP de firmware do Deviation para seu Devo usando a ferramenta Deviation Uploader, sua instalação estará completa e nenhuma outra instalação será necessária. Se, por outro lado, você descompactou o arquivo e instalou o arquivo dfu do firmware sozinho, você deve continuar instalando o arquivo dfu da biblioteca no mesmo local. Não há vantagem em fazer a instalação dessa maneira, mas isso pode ser feito.
2.6. Deviation 5.0¶
A tão esperada atualização de firmware da versão 4.0.1 para a versão 5.0 foi realizada em 30 de abril de 2016 e foi anunciada no fórum do site da DeviationTx. Deviation versão 5.0 é a versão atual e inclui todos os patches, correções de bugs, melhorias e protocolos da versão anterior. Mesmo assim, o desenvolvimento continua, portanto, novos controladores serão adicionados à lista de suporte, bem como novos protocolos e recursos, quando estiverem disponíveis.
2.7. Nightly Builds do Deviation¶
As compilações Nightly são versões do Deviation com recursos adicionais além da versão de lançamento do Deviation 5.0. As compilações Nightly são fornecidas para permitir que a comunidade Deviation utilize totalmente os novos recursos para que a comunidade possa fornecer feedback e sugestões de melhoria. Como usuário, você reconhece que o Deviation é um sistema de software suportado pela comunidade, e os membros dessa comunidade podem contribuir verificando, validando ou comentando os recursos que eles usaram. As compilações noturnas são encontradas em http://www.deviationtx.com/downloads-new/category/13-nightly-builds
Essas compilações são publicadas quando novos recursos são adicionados ao conjunto principal de recursos do Deviation, quando os principais erros são corrigidos e quando o novo suporte de hardware é adicionado. As compilações noturnas são testadas, mas não na extensão rigorosa de um lançamento completo. Por favor, leia este post! http://www.deviationtx.com/forum/5-news-announcements/1416-nightly-builds
O Manual do Usuário ONLINE para Deviation é revisado e atualizado regularmente para incluir informações sobre novos recursos comuns. Além disso, embora os esforços sejam feitos pela comunidade do Deviation para atualizar esses Guias do Usuário, esta documentação NÃO PODE descrever completamente os recursos das construções noturnas. Qualquer usuário do Deviation com uma atualização ou alteração no manual pode enviar adições e alterações através do rastreador de problemas do repositório do Github do Manual do Deviation em https://github.com/DeviationTX/deviation-manual/issues, ou editar a origem do manual diretamente .
Então você deve carregar o lançamento do Deviation 5.0 ou carregar um Nightly? Suas próprias necessidades determinarão a resposta para essa pergunta. Se você usar os modelos Walkera, Spectrum e Flysky e qualquer número de variações dos quads do WLToys V2x2, a versão do Deviation 5.0 será suficiente. Se você tiver um dos muitos quads pequenos mais recentes ou se quiser suporte para hardware adicional além dos módulos adicionais do transmissor, considere a possibilidade de usar as build Nightly.
Se você também estiver adicionando modificações de hardware, como switches ou módulos transmissores, deverá instalar primeiro a compilação Deviation Nightly e revisar os recursos disponíveis. Depois que o Deviation estiver em execução, instale seu hardware e modifique as configurações para suportar suas modificações. Isso ajuda você a determinar a origem dos problemas posteriormente para a solução de problemas.
2.8. Builds de teste¶
Builds de Teste são apenas para usuários experientes. As compilações do Teste de Deviation são preparadas por desenvolvedores de software para testar novos recursos ou opções de hardware e exigem um nível mais alto de experiência. Essas compilações também podem exigir configuração específica do transmissor ou mods de hardware.
Algumas compilações de teste exigem que você instale o Nightly mais recente antes da instalação. NÃO INSTALE UMA CONSTRUÇÃO DE TESTE até ler o encadeamento detalhando o motivo dessa compilação e como usá-la, e saiba por que você deseja usá-la.
Depois de instalar uma compilação de teste, ** do ** adicione uma postagem ao encadeamento apropriado, informando ao desenvolvedor como as coisas foram! É por isso que eles são criados - para que os desenvolvedores possam obter feedback, mesmo que seja apenas uma observação de que as coisas funcionaram bem.
2.9. USB & File-system¶
O Deviation armazena todas as configurações, bitmaps e modelos como arquivos comuns no sistema de arquivos USB. O USB pode ser mais facilmente acessado pressionando o botão “ENT” enquanto se liga o transmissor. Os arquivos podem ser facilmente copiados para ou do transmissor.
A estrutura do diretório é a seguinte:
\tx.ini | Configuração do transmissor. Inclui configurações de ajuste, dados de calibração e o último número de modelo usado |
\hardware.in | Configuração do hardware do transmissor, descrevendo as modificações de hardware suportadas. Número |
\errors.txt | Se o firmware falhar ou reiniciar, as informações de depuração serão armazenadas neste arquivo |
\datalog.bin | Arquivo para dados de telemetria |
\media\config.ini | O esquema de cores e fontes para o transmissor |
\media\sound.ini | Contém notas musicais para tocar em vários alarmes |
\media\*.bmp | Imagens utilizadas para o tema atual do transmissor |
\media\*.fon | Arquivos de fontes |
\models\default.ini | O modelo padrão, vazio, carregado sempre que um modelo novo for criado |
\models\model*.ini | Arquivos de configuração para cada modelo. Devido a uma limitação no firmware, o Deviation não pode criar novos arquivos. Portanto, é necessário ter um modelxx.ini para cada modelo, independentemente de estar ou não em uso. |
\modelico\*.bmp | Todos os ícones de modelos disponíveis (96x96 pixels são recomendados, mas não obrigatórios). Os ícones de modelo devem ser salvos como arquivos BMP de 16 bits no formato RGB565 (não transparente) ou ARGB1555 (transparente). |
\templates\*.ini | Arquivos de configurações usados ao carregar modelos predefinidos. Estes são quase idênticos aos arquivos de configuração do modelo, no entanto, eles não necessariamente definem todos os parâmetros |
\language\lang*.* | Arquivos de tradução de idiomas. Estes são arquivos de texto UTF-8 contendo a string em inglês e a respectiva string traduzida. |
Nota: O Deviation suporta apenas nomes de arquivo de estilo 8.3. Isso significa que os nomes dos arquivos não devem ser maiores que ‘xxxxxxxx.yyy’ **